© PROJETO ANTÍTESES 2017 por EQUIPE NEPPOS/CEAM/UnB

  • Facebook - Grey Circle

PROJETO ANTÍTESES

Este é um projeto que se ocupa da tematização de questões de interesse público, direta ou indiretamente relacionadas com a política social. Privilegia discussões analíticas que têm como ponto de partida e orientação o contraditório na perspectiva dialética: daí a sua denominação. 

Em tempos de incertezas ou de certezas acríticas, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) inaugura, no final de 2017, uma linha de reflexão por meio da qual veicula o pensamento de seus integrantes e colaboradores, sob a forma de antíteses a teses estabelecidas ou consagradas pelo mainstream neodireitista (neoliberal / neoconservador).

 

Trata-se da produção de textos sucintos e condensados, sob o mote do “Por que sou contra...?”, da lavra de especialistas versados em temáticas correntes, ou revisitadas, dotados de posturas teórico-políticas definidas, forjadas pela perturbação da dúvida instigadora e comprometida com a opinião pública, a quem caberá construir sínteses  dedutivas. Os textos poderão render réplicas e tréplicas dos mesmos autores ou entre eles, a depender dos apelos analíticos, da qualidade das contribuições e de seu potencial de aprofundar e enriquecer as discussões.

 

Esta iniciativa tem como propósito formalizar e dar organicidade a uma prática informal e espontânea do NEPPOS/CEAM/UnB, que foi ganhando aceitação de públicos interessados nos temas abordados, principalmente no meio acadêmico, e como finalidade manter acesa a chama da crítica que desperta e aguça consciências.

COMISSÃO EDITORIAL:

Profª. Dra. Camila Potyara Pereira

Profª. Dra. Liliam dos Reis Souza Santos

Profª. Dra. Janaína Lopes do Nascimento Duarte

Assistente Social Manuela Sanchez Venancio